Tapihritsa

Aqui está "A História de Tapihritsa" como dito por Yongdzin Tenzin Namdak Rinpoche (extraído da transcrição editada de seus ensinamentos orais traduzido por Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche para o inglês, e traduzido por Munekhtew para o português). Conhecer os detalhes da vida real Tapihritsa e fazer a "Invocação de Tapihritsa", uma oferenda compostas e cantadas por Nangzher Lopo, estudante de Tapihritsa, todos os mais inspiradores!

*** ***

Tapihritsa era uma pessoa comum de uma família nômade no país de Zhang Zhung. O principal professor de Tapihritsa foi Dawa Gyaltsen. Tapihritsa praticou por nove anos até atingir a iluminação. O lugar onde ele praticou é um lugar sagrado fora do Monte Kailesh, um lugar chamado de Senge Tap. Depois de nove anos de prática, Tapihritsa atingiu o corpo de arco-íris.

Tapihritsa foi contemporâneo do rei de Zhang Zhung, Ligmincha, e o rei do Tibete, Tritson Detsun e outros famosos iogues do Bon.

Nangzher Lopo era um mestre muito famoso, um profissional experiente e muito talentoso, famoso na época em Zhang Zhung. Mais tarde ele se tornou o principal aluno de Tapihritsa. Mesmo que tinha sido ensinado por Nangzher Lopo antes, Nangzher Lopo tinha tido problemas com orgulho e não tinha sido plenamente atingido. Portanto, neste momento, Tapihritsa emanou como um menino e desceu até a aldeia onde um homem rico, Yungdrung Gyal, o principal patrocinador do Nangzher Lopo, vivido. Tapihritsa veio na forma de um jovem procurando emprego na família de Yungdrung Gyal, e serviu-los por um número de anos. Nangzher Lopo estava meditando sobre uma montanha onde havia arbustos, e Tapihritsa estava cuidando de animais da família. Estes lugares muito podem ser identificados hoje na parte ocidental do Tibete. Quando as pessoas vão a esses lugares têm poderosas experiências de visões. Algumas pessoas que não conhecem a história do lugar acham que eles estão vendo fantasmas ou algo assim.

Tapihritsa estava transportando uma grande quantidade de madeira em sua bolsa para cozinhar alimentos. Ele foi visitar Nangzher Lopo para pagar o respeito. Nangzher Lopo hesitou quando viu o comportamento do rapaz. O jeito que ele estava pagando o respeito parecia especial e maduro, e ele pensou: "Quem é esse cara?" Então Nangzher Lopo disse ao rapaz que parecia que ele tinha trabalhado com algumas doutrinas e dogmas. Ele lhe perguntou: “Quem é seu professor e qual é a sua prática? O que você está carregando? Por que você está se comportando dessa maneira?” O menino disse: “Meu professor é a visão. A visão é meu professor. Minha prática é pensamento menor, é a minha meditação de todos os seres sencientes. O que eu estou carregando é o meu pensamento. Estou me comportando como isso porque eu sou um servo da família do samsara.” Desde que o menino respondeu dessa forma, Nangzher Lopo ficou surpreso e eles entraram em um debate. Nangzher Lopo disse: “Se essas visões são o seu mestre, isso provavelmente significa que você não tem um mestre, se a meditação é considerada menor, você não precisa de comida, se você está meditando sobre os seres sencientes, isso significa que você é iluminado, se você estiver carregando pensamentos, você não tem vontade, e se você é um servo de seres samsáricos, você não sofre!”

O rapaz respondeu de novo (e neste debate os ensinamentos já começaram). “Se você não percebe que a visão é o seu mestre, o que ensinava Samantabhadra? Minha prática é considerada menor porque na base não há pensamento, e quando há um pensamento, não há prática. estou meditando sobre todos os seres sencientes, porque eu não quero separar ou discriminar outros, porque se um é discriminado não haverá meditação, se estiver carregando pensamentos. Isso significa que eu não tenho pensamentos. Porque eu não tenho pensamentos, eu não tenho vontade. Sei que tudo é ilusão. Eu ajudo todos os seres sencientes, porque não fazem uma distinção entre sofrimento e não sofrer.”

Em seguida, o debate continuou. "Se você é bom", diz Nangzher Lopo, "é preciso ir em frente do rei e debater. Se você ganhar, você vai se tornar meu mestre. Se eu ganhar, você vai ser punido pelo rei. Tapihritsa tinha uma grande risada. “Todos os karma e condições, as causas e os resultados são falsos.” Basicamente, ele estava brincando com Nangzher Lopo, dizendo: “Todos esses meditadores são prisioneiros de pensamentos; mantêm pensamentos em uma prisão e guardas essa prisão! Todos esses intelectuais que o debate não percebem que lançou uma rede na escuridão. Todas essas discussões são como uma brincadeira e uma brincadeira, uma arma de palavras. Todos os tantras sagrados são meramente elaborações da mente. Todas estas pessoas conhecedoras são insignificantes - eles sabem e não têm experiência” Então, ele continuou brincando, dizendo: “Essas visões são grandes bolhas de palavras -.. todas estas coisas são insignificantes e não fazem nenhum sentido a real condição, não pode ser alterado a verdadeira essência não pode ser praticada. Auto-decorrentes, sabedoria não pode ser ocultada. Quando você percebe, você não pode voltar a realizar ou tentar realizar novamente. Então, qual é o problema? Quem está reclamando?”

Agora Nangzher Lopo estava ficando um pouco irritado e percebeu que não era apenas um menino, mas uma pessoa especial. Ele ficou chocado e não podia quase falar. Nesse momento de choque e surpresa, ele olhou para o rapaz que estava sentado no espaço e que é como chamar-lhe.- No espaço e no arco-íris. Então Nangzher Lopo ficou muito triste, realizando todo o karma, tão ruim que ele havia criado tendo a visão errada. Ele fez prostrações e confissão, percebendo que o rapaz era uma manifestação de seu professor. Então, ele solicitou ao ensino direito. Naquele momento, o proprietário de todos os animais, Yungdrung Gyal, chegou e viu essa discussão. Ele disse: “O que você está fazendo aí todo esse tempo? Onde estão todos os animais?”

Então, imediatamente Nangzher Lopo - que sabia muito bem Yungdrung Gyal - disse: “Que mau karma que criamos você coloca o seu mestre como um servo, e eu disse todas essas coisas para ele!” Yungdrung Gyal entrou em choque. Esses choques são bons quando você acorda, você está em um lugar diferente. Então, o garoto foi para o espaço e disse: “Eu sou Tapihritsa e vim especialmente para você.”

Então esta é a história. Tapihritsa. Começou a ensinar a Yungdrung Gyal e a Nangzher Lopo. Ele disse: “Ouça com cuidado e não se distraia.” Assim, ambos foram claramente ouvidos.

Foi o que aconteceu durante o século sétimo ou oitavo. Os ensinamentos são os Chenpo Dzogpa, a Grande Perfeição. O resultado é o corpo de arco-íris. Não há dúvida. Se há dúvida em você, é o seu karma.

(Na verdade, Tapihritsa lhes pediu para ouvir com atenção, mas ao mesmo tempo, ele estava falando a todos os seres, e Lopon basicamente está dizendo que ele está falando com todos vocês.)